sábado, 28 de abril de 2007

Informações importantes

  • Para saber sobre nosso Projeto de Trabalho, vá até o "pé" dessa página e clicke em "Postagens Mais Antigas", ou então, mova a barra de rolagem até "Arquivo do blogg", à direita, e clicke em 03/18 - 03/25;
  • Nosso grupo conta, agora, com mais uma integrante: Clarisse Gouveia. Seja bem vinda ao grupo Complexidade;
  • Na postagem "Artefato tecnológico" há novas informações. São dados sobre a maturação cognitiva para a melhor abstração do artefato.

Novos contatos

Recebemos, esta semana, a postagem da Ana Paula de Pirassununga.
Olá, meu nome é Ana Paula. Sou coordenadora em uma escola em Pirassununga - SP. Neste bimestre teremos nossa II Feira de Ciências e o tema será Aquecimento Global. Estava fazendo uma pesquisa na net e encontrei vocês. Quero parabenizá-los pelo trabalho e incentivá-los. Certamente será uma importante ferramenta para nós educadores. Aliás, se tiverem material e/ou sugestões, por favor enviem por e-mail. Adoraria fazer este contato!!! SUCESSO!!!
Ana Paula, agradecemos muito pela sua postagem e desejamos muito sucesso na Feira de Ciências de vocês.
Um grande abraço do Grupo Complexidade.
Clarisse, Flávia, Ricardo e Welerson

terça-feira, 24 de abril de 2007

Aquecimento Global


De acordo com Hinrichs e Kleinbach (2003), o efeito estufa é causado por gases na atmosfera terrestre que absorvem a radiação infravermelha emitida pelo planeta que iriam ser irradiados para o espaço exterior. A temperatura da Terra depende do equilíbrio da energia solar que chega e da energia que é irradiada de volta para o espaço do planeta.

Sem esta estufa natural a temperatura média na Terra seria de -18oC e não de 15oC, como é atualmente (SANTOS, 2005). Este processo do efeito estufa mantém a atmosfera terrestre mais quente aproximadamente 30oC (HINRICHS e KLEINBACH, 2003).

O dióxido de carbono (CO2) é um dos principais gases do efeito estufa. O aumento de sua concentração na atmosfera produz maior aquecimento do ar na superfície da Terra. O CO2 é produto de vários processos naturais que se desenvolvem na Terra, como a respiração de seres vivos e emissões vulcânicas.

As emissões de CO2 e outros gases cresceram muito nos últimos 100 anos. Embora o planeta passe por ciclos periódicos de aquecimento e resfriamento é fato que existe um desequilíbrio neste processo, causando por uma concentração exagerada de gases. Por conseqüência, há uma elevação das temperaturas médias globais (COLIN, 2002). Os fatores mais significativos para o aumento do CO2 são o desenvolvimento industrial acelerado, a explosão demográfica, a queima de combustíveis fósseis, e os grandes desmatamentos e queimadas de florestas.