domingo, 18 de março de 2007

Complexidade - LACTEA

Este é o Blog do grupo COMPLEXIDADE do LACTEA: Laboratório Aberto de Ciência Tecnologia e Arte: um ambiente de aprendizagem orientado a projetos, do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG, linha IV. Turma de mestrandos ingressos em Março de 2007.

Disciplina ministrada pelo:
Prof. Dr. Paulo Cezar Santos Ventura

Colaborador :
Prof. Dr. Dácio Guimarães de Moura

Grupo Complexidade
Clarisse Gouveia
Flávia Alves Ramalho
Ricardo L. Aguiar Assis
Welerson Rezende Morais

Relatório de trabalho
14/03/2007
Apresentação do plano de curso pelo Prof. Paulo; Esclarecimento de dúvidas a respeito do projeto e do trabalho final; Indicação dos temas das pesquisas; Indicação da Bibliografia; Reunião com os grupos separadamente e com o professor; Escolha do produto final ou artefato. No nosso caso decidimos por fazer um Projeto de Trabalho para o desenvolvimento de aplicativo multimídia (envolvendo áudio, vídeo e interatividade) sobre o aquecimento global, destinados à crianças do ensino fundamental.
21/03/07
Discussão sobre o projeto de trabalho; distinção entre projeto de pesquisa e projeto de trabalho; indicação da bibliografia; reunião dos grupos; definimos o nosso problema; objetivo geral e objetivo específico.
Postado por complexidade em 07:26

Projeto de Trabalho

1 - Situação problema
O aquecimento global é um problema mundial nos dias atuais. A mídia, de um modo geral, sempre lança alguma matéria ou reportagem sobre este tema, mas somente isso é suficiente para alertar a população? Será que esse tipo de informação atinge as crianças do ensino fundamental?

2 - Objetivos
2.1 - Objetivo Geral

A presente projeto de trabalho pretende contribuir para que as crianças do ensino fundamental aprendam o conceito de aquecimento global.

2.2 - Objetivos específicos
Desenvolver um aplicativo multimídia que possa contribuir, no processo de ensino-aprendizagem, para que as crianças do ensino fundamental aprendam o conceito de aquecimento global;

Verificar a se a utilização de videografismo, ou computação gráfica 2D, pode contribuir no processo ensino-aprendizagem para crianças do ensino fundamental;

Discutir a Camplexidade na pesquisa científica com base nos estudos de Edgar Morin.

3 - Justificativa
A atividade civilizatória tem se mostrado um fator desorganizado dos processos da natureza. Os ciclos biogeoquímicos, durante centenas de milhões de anos, reciclaram os materiais produzidos e consumidos pela biosfera. Agora, no entanto, com o advento da atividade não planejada da cultura e tecnologia humana, estes equilíbrios vêm, sistematicamente, sendo desmantelados. Desta forma, as condições química, físicas e climáticas sofrem alterações profundas com conseqüências ainda não bem compreendidas pelos cientistas podendo, até mesmo, tornar inevitáveis as condições de vida no planeta.Desta forma, diante do aquecimento global, observa-se que o homem atualmente vem se conscientizado dos problemas ambientais que a sua intervenção causa no meio ambiente.Neste trabalho procuramos abordar uma metodologia de ensino que envolva um artefato tecnológico que auxilia o ensino-aprendizagem sobre o “aquecimento global” para crianças das primeiras series do ensino fundamental. Tendo como objetivo conscientizar que a ecologia é necessária, hoje, mais do que nunca, se quisermos “salvar o planeja”. Flávia e Ricardo: colocar os livros que vão ser utilizadosPretende-se desenvolver um DVD com vídeos para auxiliar o professor dentro da sala de aula, e que também possa ser utilizado em palestras e apresentações educacionais que envolvam o tema aquecimento global. A escolha do artefato tecnológico se deu pelo fato de que, através do vídeo, é possível trabalhar com elementos lúdicos e coloridos, com música e locução e com imagens em movimento que têm o poder de atrair o olhar. Computação gráfica 2D, música e vídeografismo serão utilizados neste aplicativo. Canais de TV como a TV Cultura, TV Ratimbum, Discovery e Animal Planet vêm desenvolvendo esse tipo de conteúdo em função da busca de pais e educadores por programas infantis que contenham entretenimento e informação de qualidade para crianças e adolescentes.
Segundo Goulart 2005 “o adolescente ao tomar em consideração um problema, é capaz de prever todas as relações que podem ser válidas e logo procura determinar, por experimentação e análise, qual dessas relações possíveis tem validez real. Em lugar de limitar-se a organizar o que lhe chega através dos sentidos, o adolescente tem a capacidade potencial de imaginar o que poderia estar ali, já que sua capacidade de entendimento ultrapassa o imediato.” Pode-se observar dessa forma que o adolescente já possuiu uma maturidade cognitiva hipotético dedutiva e também indutiva para abstrair a realidade e lidar com problemas reais, sendo importante para a compreensão do artefato que se configura em linguagem abstrata sobre o efeito estufa. Uma das formas de se trabalhar o tema efeito estufa dentro da educação e ciências é através da complexidade e da integralidade inerente ao pensamento complexo.

4 - Metodologia
Após definir o tema do presente trabalho e o vídeo no formato DVD – o grupo determinou como critério de metodologia para este projeto as seguintes etapas:
- Assistir o Filme: Uma Verdade Inconveniente.
- Revisão Bibliográfica dos seguintes temas: Efeito Estufa, Aquecimento Global, Complexidade, Transdisciplinaridade, Técnicas audiovisuais de educação, Arte da animação, Recursos Audiovisuais, Teoria de Piaget.
- Produção do Roteiro e Story Board com a participação de todos os membros do grupo.
- Gravação da locução a ser feita na Produtora e Editora SETE.
- Animação, edição e finalização do vídeo e geração do DVD.
- Aplicação do DVD em uma turma de ensino fundamental de uma escola de BH
Para atingir os objetivos propostos, pretende-se desenvolver uma Pesquisa qualitativa, descritiva, estudo de caso, usando para coleta de dados entrevista semi-estruturada com alunos de uma rede institucional e para tratamento análise do conteúdo.
A pesquisa de campo proposta, tendo em vista a natureza do problema estudado, deverá constituir uma abordagem qualitativa, modalidade que é mais freqüente no campo de pesquisa das ciências sociais, onde um grande número de fenômenos pode ser explicado mediante interpretação. Pretende-se analisar a interpretação que dvd sobre o efeito estufa impacta sobre a representação social dos alunos.

5 - Etapas
O respectivo trabalho consta de cinco etapas. A primeira é assistir ao filme - Uma Verdade Inconveniente. A segunda é uma revisão bibliográfica. A terceira é o desenvolvimento do projeto, a quarta etapa é a discussão sobre a Complexidade e Transdisciplinaridade e quinta é a aplicação do artefato em uma escola de ensino fundamental.

5.1 – Filme: Uma Verdade Inconveniente
Sinópse - O ex-vice-presidente americano Al Gore apresenta uma e impressionante visão do futuro de nosso planeta e de nossa civilização no documentário mais importante do ano de 2006. Trata-se de um alerta que perpassa mitos e conceitos errados, para revelar a mensagem que o superaquecimento global é um perigo real e imediato. Uma Verdade Inconveniente traz o convincente argumento de Gore, de que precisamos agir agora para salvar a Terra. Todos nós podemos mudar essa situação, mudando a maneira como vivemos e a nossa relação com o meio ambiente. Dessa forma, podemos nos tornar PARTE DA SOLUÇÃO.
5.2 - Revisão bibliográfica
LUCENA JÚNIOR, Alberto. A arte da animação: técnica e estética através da história. São Paulo, Editora SENAC, 2002.
PARRA, Nélio; PARRA, ICC. Técnicas audiovisuais de educação. 5ª ed. São Paulo, Pioneira, 1985.
PASSOS, C.O., MELO, D.P.D. Os recursos audiovisuais e a teoria prática: in Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro. 1992
GOULART, Íris B. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. 21 ª ed Petrópolis: Editora vozes 2005.
PAPALIA, Diane E., & OLDS, Sally Wendkos. Desenvolvimento humano. 7ª edição São Paulo: Editora Artmed 1998.
IRIBARRY, Isac Nikos aproximações sobre a transdisciplinaridade: algumas linhas históricas, fundamentos e princípios aplicados ao trabalho de equipe. Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, 2003, 16(3), pp. 483-490
JAPIASSU, H. (1976). Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro:Imago.
NICOLESCU, B. (1999). Manifeste sur la transdisciplinarité. Bulletin interactifdu CIRET (Centre de Recherche et Etudes Transdisciplinarité), 10, 34-40.
NICOLESCU, B. (2000). Transdisciplinarity and complexity: Levels of realityas source of indeterminancy. Bulletin interactif du CIRET (Centre deRecherche et Etudes Transdisciplinarité, 15, 71-75.Passet, R. (2001). Le dévelopment durable: De la transdisciplinari
tMORIN, Edgar introdução ao pensamento complexo. Trad Eliane Lisboa . Editora Sulina: 2005.

5.3 - Desenvolvimento de projeto

Nessa etapa será desenvolvido o artefato tecnológico a partir dos estudos feitos anteriormente. Esse artefato será um vídeo sobre o aquecimento global a ser gravado em DVD com elementos de computação gráfica 2D, locução e áudio de fundo. Para facilitar o trabalho, dividimos esse vídeo em 5 partes, cada uma com um minuto de duração, que serão produzidos separadamente. Para o momento, produziremos a primeira parte que será a conceituação do “Efeito Estufa” e a apresentaremos a um grupo de alunos do ensino fundamental para verificarmos a validade desse artefato.

Esta etapa constará de 5 partes.
Parte 1 – Produção do Roteiro e Story Board com a participação de todos os membros do grupo.
Parte 2 – Escolha de uma criança entre 7 e 10 anos para fazer a locução;
Parte 3 – Gravação da locução a ser feita na Produtora e Editora SETE.
Parte 4 – Desenho dos elementos que vão ser utilizados no vídeo a partir de matrizes já prontas em CD de desenhos vetoriais.

Parte 5 – Animação, edição e finalização do vídeo e geração do DVD.

5.4 - Transdiciplinaridade e o pensamento complexo
A transdiciplinaridade encontra-se em complexas discussões nas redes de conhecimento, principalmente do tocando a educação e tecnologia. Segundo Iribarry (2003) os pilares da trandiciplinaridade são os níveis da realidade, a lógica do terceiro incluído, e a complexidade. Para Morin, a complexidade, o terceiro pilar apresentado por Iribarry (2003), não seria um pensamento solução, mas sim uma filosofia de pensamento que esta sempre em construção, “a complexidade surge, é verdade, lá onde o pensamento simplificador falha, mas ela integra em si tudo o que põe ordem, clareza, distinção, precisão no conhecimento” (Morin 2005 p-6).

Ainda em Morim (2005) observamos seu discurso sobre a lógica do terceiro incluído no pensamento complexo, quando ao explanar que “ o pensamento complexo também é animado por uma tensão permanente entre a aspiração a um saber não fragmentado, não compartimentado, não redutor, e o reconhecimento do inacabado e da incompletude de qualquer conhecimento”(Morin 2005 p-7). Movendo o sujeito para uma aspiração a constuistar uma visão cada vez mais totalizante do conhecimento.
5.5 – Apresentação em sala de aula.
A apresentação do DVD será feita em uma sala de aula a ser definida.
Referência Bibliográfica

LUCENA JÚNIOR, Alberto. A arte da animação: técnica e estética através da história. São Paulo, Editora SENAC, 2002.
PARRA, Nélio; PARRA, ICC. Técnicas audiovisuais de educação. 5ª ed. São Paulo, Pioneira, 1985.
PASSOS, C.O., MELO, D.P.D. Os recursos audiovisuais e a teoria prática: in Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro. 1992
GOULART, Íris B. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. 21 ª ed Petrópolis: Editora vozes 2005.
PAPALIA, Diane E., & OLDS, Sally Wendkos. Desenvolvimento humano. 7ª edição São Paulo: Editora Artmed 1998.
IRIBARRY, Isac Nikos aproximações sobre a transdisciplinaridade: algumas linhas históricas, fundamentos e princípios aplicados ao trabalho de equipe. Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, 2003, 16(3), pp. 483-490
JAPIASSU, H. (1976). Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro:
Imago.
NICOLESCU, B. (1999). Manifeste sur la transdisciplinarité. Bulletin interactif
du CIRET (Centre de Recherche et Etudes Transdisciplinarité), 10, 34-40.
NICOLESCU, B. (2000). Transdisciplinarity and complexity: Levels of reality
as source of indeterminancy. Bulletin interactif du CIRET (Centre de
Recherche et Etudes Transdisciplinarité, 15, 71-75.
Passet, R. (2001). Le dévelopment durable: De la transdisciplinarit
MORIN, Edgar introdução ao pensamento complexo. Trad Eliane Lisboa . Editora Sulina: 2005.