sábado, 21 de abril de 2007

Artefato Tecnológico



Será um vídeo sobre o aquecimento global, no formato DVD, com elementos de computação gráfica 2D, locução e trilha sonora. Para facilitar o trabalho, dividimos esse vídeo em 5 partes, cada uma com um minuto de duração, que serão produzidos separadamente. Primeiramente produziremos a primeira parte que será a conceituação do “Efeito Estufa” e a apresentaremos a um grupo de alunos do ensino fundamental para verificarmos a validade desse artefato.


A escolha desse artefato se deu pelo fato de os Recursos Audiovisuais - RAV serem considerados como instrumentos eficientes na comunicação. Sendo que os Recursos audiovisuais colocados aqui se encontram no Cinema Educativo (PARRA, 1985) e na TV Educativa (PASSOS, MELO, 1992). O processo de comunicação é essencial à educação. Pode-se dizer que a educação ocorre no processo comunicativo, ou seja, no diálogo. Como diz Freire (1980) A educação é comunicação, é diálogo, na medida em que não é a transferência de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores a significação dos significados.

O som e a imagem estão muito presentes na vida do professor e do aluno, seja pela televisão, cinema e nos últimos tempos na internet. Para Passos e Melo (1992), o grande atrativo das imagens e do som, o poder de persuasão e o imediatismo das mensagens, constituem força, que, sem dúvida fascinam o espectador.
Aspectos da maturação cognitiva para a melhor abstração do artefato.

A adolescência dura quase toda uma década, aproximadamente dos 12 ou 13 anos até o inicio dos 20 anos. “ Não há uma definição clara para seu ponto de inicio ou fim. Geralmente se conseidera que a adolescência inicia na fase da puberdade, o processo que leva à maturação sexual, ou fertilidade – capacidade de reprodução.” ( Papalia & Olds 1998 p- 310) Assim a adolescência se estende até a entrada da fase adulta com o amadurecimento físico e ou vocacional de uma profissão.
Na adolescência , os sujeitos se tornam capazes de raciocínio abstrato e julgamento moral sofisticado, podem até ter planos mais realistas para o futuro. Segundo Piaget, apoud ( Papalia & Olds 1998 p- 325), os adolescentes ingressam no nível mais alto do desenvolvimento cognitivo -operações formais- quando desenvolvem a capacidade de pensamento abstrato. Esse desenvolvimento no qual ocorre na idade dos 12 anos, lhes dá uma nova maneira de manipular (ou operar) a informação.Segundo Goulart 2005 “o adolescente ao tomar em consideração um problema, é capaz de prever todas as relações que podem ser válidas e logo procura determinar, por experimentação e análise, qual dessas relações possíveis tem validez real. Em lugar de limitar-se a organizar o que lhe chega através dos sentidos, o adolescente tem a capacidade potencial de imaginar o que poderia estar ali, já que sua capacidade de entendimento ultrapassa o imediato.” Pode-se observar dessa forma que o adolescente já possuiu uma maturidade cognitiva hipotético dedutiva e também indutiva para abstrair a realidade e lidar com problemas reais, sendo importante para a compreensão do artefato que se configura em linguagem abstrata sobre o efeito estufa. Uma das formas de se trabalhar o tema efeito estufa dentro da educação e ciências é através da complexidade e da integralidade inerente ao pensamento complexo.