terça-feira, 24 de abril de 2007

Aquecimento Global


De acordo com Hinrichs e Kleinbach (2003), o efeito estufa é causado por gases na atmosfera terrestre que absorvem a radiação infravermelha emitida pelo planeta que iriam ser irradiados para o espaço exterior. A temperatura da Terra depende do equilíbrio da energia solar que chega e da energia que é irradiada de volta para o espaço do planeta.

Sem esta estufa natural a temperatura média na Terra seria de -18oC e não de 15oC, como é atualmente (SANTOS, 2005). Este processo do efeito estufa mantém a atmosfera terrestre mais quente aproximadamente 30oC (HINRICHS e KLEINBACH, 2003).

O dióxido de carbono (CO2) é um dos principais gases do efeito estufa. O aumento de sua concentração na atmosfera produz maior aquecimento do ar na superfície da Terra. O CO2 é produto de vários processos naturais que se desenvolvem na Terra, como a respiração de seres vivos e emissões vulcânicas.

As emissões de CO2 e outros gases cresceram muito nos últimos 100 anos. Embora o planeta passe por ciclos periódicos de aquecimento e resfriamento é fato que existe um desequilíbrio neste processo, causando por uma concentração exagerada de gases. Por conseqüência, há uma elevação das temperaturas médias globais (COLIN, 2002). Os fatores mais significativos para o aumento do CO2 são o desenvolvimento industrial acelerado, a explosão demográfica, a queima de combustíveis fósseis, e os grandes desmatamentos e queimadas de florestas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso ai galera, bela decisão falar sobre este tema.

O blog ta bem legal e agora ta "andando".

A foto do grupo ficou legal, parabéns ao grupo!

Prof. Léo disse...

É isso mesmo!!!
Certa vez ouvi dizer em uma entrevista que se o planeta continuar seguindo por este caminho a vida na Terra se modificará profundamente em menos de 50 anos! Isso é radical, as formas de vida como nós a conhecemos não são capazes de sofrerem profundas adaptações evolutivas em um curto intervalo de tempo como esse, logo seria bem provável que toda forma de vida sensível à estas mudanças estariam condenadas a extinção, (incluindo-se ai os seres humanos, animais "superiores" com telencéfalo desenvolvido ao ponto de delimitar o fim do planeta) até que ponto somos ditos "inteligentes"?

Abraços e sucessos com o tema!